Tema e Descrição da Disciplina
- Alunos do Grupo
- 22 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Olá a todos!
Este blog possui como objetivo documentar o trabalho de modelagem de violência que será realizado durante o primeiro semestre de 2019. Essa proposta foi apresentada pelo professor Antônio Carlos Zambroni de Souza na disciplina de Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá.
A disciplina caracteriza-se como um componente de quinto nível na estrutura curricular do curso e tem como função capacitar os alunos a modelarem sistemas dinâmicos e analisarem suas respectivas estabilidades a partir de diferentes metodologias.
A bibliografia da disciplina consiste em dois livros: um deles é o Introdução a Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos, da editora Interciência e escrito pelos professores Antônio Carlos Zambroni de Souza e Carlos Alberto Murari Pinheiro. O outro livro é o Engenharia de Controle Moderno, da editora Prentice Hall e escrito pelo professor Katsuhiko Ogata.
A escolha do tema baseou-se na importância, cada vez maior, da engenharia em questões sociais. A formação e área de atuação do engenheiro não deve, de maneira alguma, se restringir apenas a informações técnicas e conhecimento teórico. O graduando deve entender o seu papel na sociedade e como fornecer, de maneira geral, uma melhoria na qualidade de vida e impactar positivamente a população. Dessa forma, tendo em vista os constantes conflitos durante toda a história da civilização, optou-se pela escolha da Modelagem de Violência por ser um tema cuja abrangência é colossal, já que pode-se levantar questões contextuais à situação sociopolítica da nação.
Ficam aqui nossos agradecimentos ao professor Antônio Carlos Zambroni de Souza, ao Romeu e ao mestrando Pedro, que nos proporcionaram a oportunidade de exercermos nosso papel social enquanto estudamos uma disciplina de fundamental importância ao engenheiro eletricista.


Comentários